No início de 2023, tive a oportunidade de trabalhar com a Escola Amorim Lima, que segue a abordagem construtivista de ensino, na criação dos projetos gráficos e diagramação dos cadernos de roteiro de pesquisa para os alunos do 3º ao 9º ano. Os conteúdos foram desenvolvidos pelos próprios educadores da escola, o que tornou o processo ainda mais gratificante.
Um dos principais desafios que enfrentei foi adequar cada caderno à faixa etária correspondente, garantindo que a apresentação estivesse alinhada às necessidades e interesses dos alunos em cada etapa da educação. Além disso, precisávamos unir a identidade visual da escola aos projetos gráficos, de forma a tornar os cadernos visualmente atrativos e estimulantes para os estudantes.
Outro aspecto importante foi levar em consideração as especificações do tipo de educação oferecida pela escola, que valoriza o aprendizado por meio da construção de conhecimento a partir da experiência prática e da interação com o meio. Isso implicou em uma diagramação que permitisse a inclusão de atividades e espaços para anotações e reflexões pessoais dos estudantes.
Ao final do processo, conseguimos criar projetos gráficos e diagramações únicas e personalizadas para cada caderno, que atendem às necessidades pedagógicas e visuais dos alunos em cada faixa etária. Foi uma experiência enriquecedora, que nos permitiu contribuir para a educação de jovens estudantes e valorizar ainda mais a importância do design gráfico como uma ferramenta para a criação de materiais educativos de qualidade em escolas construtivistas.